Deixe sua mensagem. Nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível.

*Campos Obrigatórios

Sustentabilidade

A sustentabilidade é base para qualquer projeto MODUU.

Levamos a sério a minimização do impacto ambiental e, para isso, adotamos ações práticas orientadas pelos 3Rs da sustentabilidade: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM.

O método MODUU pode utilizar materiais ecologicamente corretos e trabalha com a técnica de construção a seco para reduzir o máximo possível a utilização de água, diminuindo consideravelmente a emissão de resíduos.

Nosso compromisso é o equilíbrio entre a construção e o meio ambiente, reafirmando assim nosso valor central: o DESIGN SUSTENTÁVEL.

As edificações MODUU, em seus projetos e processos, podem seguir os critérios das certificações de sustentabilidade* AQUA-HQE, LEED, PROCEL EDIFICA, FSC e CAIXA AZUL.

Abaixo, detalhamos os 13 princípios de sustentabilidade MODUU que podem ser aplicados em nossas edificações:

01.

Reciclagem de Materiais

Contêineres marítimos são projetados em padrões rigorosos para suportar condições climáticas extremas. Por outro lado, após cumprir sua finalidade inicial, tornam-se um problema para o meio-ambiente, já que sua reciclagem consumiria grande quantidade de energia, tornando tal processo inviável.

A partir dessa constatação, propomos um novo uso para os contêineres: como estruturas modulares de nossas construções.

Aproveitando a alta durabilidade de seu material, poupamos o meio ambiente das consequências negativas geradas pela decomposição natural de seus componentes.

A Moduular utiliza, também, madeiras certificadas, vidros, tintas, lã de pet, entre outros materiais reciclados.

02.

Isolamento térmico e acústico

Todas as nossas casas têm tratamento interno e externo em lã de pet (material reciclado de garrafas pet). A dupla proteção garante conforto e isolamento térmico e acústico.

O material é 100% reciclado, ecológico (não utilizando água no processo de reciclagem) e hipoalérgico, com isso, garante a segurança em seu manuseio e utilização.

A lã de pet possui fibras leves que substituem o isolamento em lã tradicional – de rocha e de vidro –, que degrada o meio ambiente e apresenta riscos à saúde.

03.

Telhado verde

Nas casas MODUU, os telhados e lajes tradicionais dão lugar ao Telhado Verde – cobertura vegetal ecoeficiente que proporciona à edificação uma série de benefícios ambientais, arquitetônicos e estéticos.

O sistema utilizado otimiza a captação, o escoamento e o reúso da água, por meio da absorção e filtragem natural da água da chuva.

Além de proporcionar conforto térmico e acústico, o Telhado Verde reduz a utilização de recursos naturais, pois proporciona economia no consumo de água e energia e ainda contribui para tornar os ambientes mais sustentáveis, sejam urbanos, rurais ou litorâneos.

04.

Vidros ecológicos

O design sustentável MODUU permite a utilização de vidros ecológicos, ou seja, aqueles produzidos sem a utilização de recursos naturais, uma vez que a matéria com que são fabricados é oriunda da reciclagem e do reuso.

Como opcional oferecemos vidros de proteção solar que permitem a passagem de luz, mas impedem a transmissão de calor para o ambiente, garantindo equilíbrio e qualidade térmica.

05.

Geração de energia fotovoltaica

Para maior eficiência energética, podemos instalar em nossas casas o sistema de energia fotovoltaica, composta por placas que convertem luz solar em energia elétrica.

Cada casa MODUU recebe um estudo prévio de incidência solar para maximizar o aproveitamento dessa fonte de energia renovável, limpa e sustentável.

O sistema tem alta durabilidade – em torno de 30 anos – e proporciona retorno do investimento ao cliente, com a ampla economia em contas de luz.

06.

Aquecimento solar da água

O aquecimento da água em nossas edificações pode ser feito a partir de sistema ecológico, que converte a energia solar em energia térmica. Placas receptoras, instaladas no telhado verde ou em estruturas complementares, recebem a energia solar para aquecimento da água, que é armazenada em um reservatório e utilizada conforme necessidade.

O sistema possui, ainda, aquecimento elétrico como opção para o fornecimento de água quente em dias nublados ou de baixa radiação solar. A resistência elétrica é acionada apenas quando não há energia solar suficiente para que o aquecimento ecológico seja efetuado.

07.

Tratamento ecológico de esgoto

Sua casa MODUU pode utilizar o saneamento ecológico para otimizar o uso de água de maneira sustentável e econômica.

O tratamento ecológico de esgoto é automatizado, não gera odores e minimiza o impacto ambiental ao reduzir ou eliminar a necessidade de uso de produtos químicos.

Completo, o sistema MODUU trata as águas cinzas (pias, chuveiros, cozinha e lavanderia) e as águas negras (vasos sanitários).

O processo resulta em uma água própria para a higienização de calçadas, rega de jardins, além de descarga nos vasos sanitários.

08.

Cisterna

Para potencializar o reuso da água purificada pelo tratamento ecológico de esgoto e/ou captada por nosso telhado verde, propomos a utilização de cisternas.

Esses sistemas garantem a filtragem e o armazenamento da água não potável gerada para a posterior utilização em diversas situações, como limpeza geral da casa, rega de jardins e abastecimento de bacias sanitárias.

09.

Economia de Água

As soluções MODUU de economia de água unem baixo preço e praticidade.

Para diminuir a vasão de água em torneiras, oferecemos opções de arejadores, pulverizadores e temporizadores.

Nos chuveiros o cliente conta com restritores de vazão e nos vasos sanitários, com caixa acoplada e válvula de descarga de duplo fluxo.

Nossos sistemas de reuso da água e tratamento ecológico de esgoto são outros importantes aliados do cliente na obtenção de economia hídrica.

10.

Composteira

Para a redução e o reaproveitamento do lixo doméstico, oferecemos opções de composteiras que convertem resíduos orgânicos em adubo 100% natural e de alta qualidade, podendo ser destinado à sua horta ou jardim.

O sistema de gestão de lixo orgânico é de fácil manipulação e tem excelente vedação para garantir a higiene e evitar mal cheiro ou aproximação de insetos.

11.

Implantação da casa no terreno

Desenvolvemos um estudo minucioso do terreno onde cada casa será instalada e, após o levantamento e análise de dados como incidência solar, tipo de solo e clima, identificamos o local ideal para que a casa seja implantada.

Com base no cruzamento desses dados, definimos também o posicionamento dos ambientes de modo a aproveitar, ao máximo, a luz solar e a ventilação. Desse modo, é possível gerar economia e, ao mesmo tempo, proporcionar uma edificação que se mantenha constantemente com uma temperatura agradável.

12.

Casa suspensa

A Moduular constrói casas suspensas para assegurar a permeabilidade do solo, evitando infiltrações.

O espaço entre a casa e o terreno permite, ainda, a manutenção da edificação e também assegura a ventilação sob a construção e o consequente conforto térmico.

13.

Ventilação cruzada

As casas MODUU são projetadas para manter a ventilação natural, proporcionar melhor climatização do ambiente e reduzir o consumo de energia elétrica. Tudo regulado pelo próprio morador, que pode dosar a entrada de ar e de luz solar por meio da abertura e fechamento das cortinas, janelas e portas.

Utilizamos a técnica de ventilação cruzada para impulsionar o fluxo interno de ar, proporcionando ambientes mais saudáveis e, consequentemente, reduzindo o risco de alergias ou problemas respiratórios a seus moradores.

Glossário

Certificações de sustentabilidade em edificações:

AQUA-HQE: Desenvolvida pela Fundação Vanzolini, a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), busca garantir alta qualidade ambiental no processo construtivo.

LEED: Conferido pelo Green Building Council, o sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações é empregado em 143 países. A LEED leva em conta as seguintes dimensões para avaliação: espaço sustentável; eficiência do uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; inovação e processos e créditos de prioridade regional – que considera a realidade local para a determinação de práticas ambientais mais adequadas.

PROCEL EDIFICA: O Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações, estabelecido pela Eletrobras/Procel, zela pela conservação e otimização do uso dos recursos naturais nas edificações para minimizar impactos ambientais.

FSC: A Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização internacional da sociedade civil, sem fins lucrativos, que certifica a procedência de produtos madeireiros e não madeireiros com manejo florestal responsável.

CAIXA AZUL: selo socioambiental da Caixa Econômica Federal que reconhece soluções ecoeficientes de projetos habitacionais que financia.